Cuidados e Alimentação

Hoje vamos falar um pouco sobre os cuidados básicos para você que esta adquirindo sua primeira ave como animal de estimação.
Vamos começar com a principais recomendações ambientais.


Vento: Não deixar a ave em local que possui corrente de ar;

Sol: O sol é muito importante para as aves, o melhor horário é antes das 10hs da manha e a após as 16hs, No mínimo uma vez por semana por aproximadamente 15 a 20 minutos. Sempre analisar se a ave esta ofegante, se sim, tirar imediatamente do sol;

Temperatura: A temperatura ambiente ideal para as aves é de aproximadamente 24° C, em temperaturas inferiores a 18°C ja se faz necessário aquecimento do ambiente. (hoje temos disponível, aquecedores específicos para gaiolas)

Gaiola: Nunca acomodar um psitacídeo em gaiolas redondas, pois as mesmas perde a visão periférica interferindo no seu comportamento.

– Sempre que soltar a sua ave fique observando-a, a fim de evitar algum acidente.

– Ao usar panelas de TEFLON, retire sua ave do ambiente, pois o aquecimento do mesmo pode intoxicar sua ave.

Recomendações alimentares para as aves.

Sementes: Alpiste, painço, colza, aveia em flocos, amendoim, arroz integral, milho, ervilha, lentilha, feijão branco, soja torrada, arroz cateto, flocos de milho, sementes de abóbora, trigo em grão, nozes, avelã, castanhas, pinhão e sementes de girassol.

OBS: As últimas 5 sementes dar em quantidade moderada, pois são ricas em gordura e podem comprometer a saúde da sua ave.

Legumes: Couve, Cenoura, beterraba, espinafre, abóbora, jiló, brócolis, almeirão, rúcula, etc.

Frutas: Podem ser fornecidos vários tipos de frutas com casca e sementes em pequenos pedaços como, por exemplo: banana, maça, mamão, melão, laranja, etc.

OBS: Evitar abacate por ser gorduroso e as sementes de maça.

Proteína animal: Em quantidade moderada: Danoninho, queijo minas, carne de frango cozida, ovo cozido e ração de gato ou cachorro.

Cálcio: É muito importante oferecer cálcio para a sua ave, pode ser suplemento, ovo cozido com casca ou pedras a venda em aviários;

Evitar: Café, chocolate, leite, comida caseira, biscoito, pão, alface, bebidas alcoólicas, sal, etc.

Água: A água deve ser fornecida em temperatura ambiente e de preferência previamente fervida

Corte das penas das asas: O corte é feito na segunda camada de penas e uma a uma, sempre deixando as duas primeiras penas.

Hoje em dia, é muito comum introduzir na alimentação da ave, a ração extrusada/ paletizada,  as mesmas possuem alta grau de digestibilidade que atende totalmente às exigências nutricionais de pássaros , podendo perfazer 100 % de sua alimentação. Existem várias marcas no mercado, entre em contato com um dos nossos vendedores, eles poderão te indicar a melhor opção.

  • OBS: Algumas aves aprendem a voar mesmo com as asas aparadas.
  • OBS: Evita ao máximo dar “beijos” nas aves, pois em ambos possuem microbactérias que podem fazer mal tanto para o ser humano quanto para a ave.

Um grande abraço e nos vemos no próximo post.

Paraíso dos Pássaros


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?